Confira 5 receitas fits da Bio Mundo para refrescar neste verão

Confira 5 receitas fits da Bio Mundo para refrescar neste verão

Nos últimos anos, a busca por uma alimentação mais saudável subiu muito e de maneira rápida. Uma pesquisa da Federação de Indústria do Estado de São Paulo, a Fiesp, aponta que, em 2018, oito em cada dez brasileiros estavam nessa jornada em busca de receitas saudáveis para conquistar uma dieta mais balanceada.

No verão, essa preocupação com receitas saudáveis fica ainda maior entre a população, que busca manter a boa forma para curtir a estação mais quente do ano. E como equilibrar uma dieta nutritiva com o calor da época?

Pensando nisso, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis , separou algumas receitas saudáveis e refrescantes ao mesmo tempo, para ajudar na hora de seguir a dieta no calorão. Confira a lista abaixo:

1 – Salada de grão de bico italiana

Salada de grão de bico

Ingredientes
1 caixa de grão-de-bico (ou 1 ½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido)
½ pimentão vermelho
10 tomates-cereja
¼ de colher (chá) de semente de erva-doce
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Lascas de queijo parmesão a gosto
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de preparo
Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos. Aproveite a outra metade em outra preparação. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, junte o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até dourar. Reserve. Escorra o grão-de-bico numa peneira e transfira para uma tigela (voê pode utilizar a água para preparar um merengue vegano). Junte o pimentão dourado, os tomates cortados, as sementes de erva-doce e misture delicadamente. Tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva com as lascas de queijo parmesão (se preferir, pode esfarelar) e folhas de manjericão a gosto.

Para cozinhar o grão-de-bico em casa
Numa tigela, deixe ½ xícara (chá) de grão-de-bico seco de molho em 2 xícaras (chá) de água, por pelo menos 8 horas (se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo). Na hora de cozinhar escorra a água e escolha um dos métodos:

– Na panela de pressão: coloque os grãos demolhados, cubra com 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 15 minutos, contados depois que a panela apitar. Lembre-se de baixar o fogo quando a panela apitar e deixar toda a pressão sair antes de abrir a tampa.

– Na panela convencional: coloque os grãos demolhados, cubra com 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1h10, contada após a fervura.

2 – Tartar de Salmão com Amêndoas

Tartar de salmão

Ingredientes:
Filé de salmão fresco, limpo e sem pele
Cebolinha (partes mais baixas, com o talo branco)
Gergelim preto e branco a gosto
Gengibre laminado
Amêndoas laminadas
Molho shoyo

Modo de preparo
Pique o salmão em pequenos cubos. Corte as cebolinhas bem finas e junte ao salmão. Acrescente o gergelim e o gengibre, misturando bem. Por fim, toste levemente as amêndoas em uma frigideira para decorar o prato. Adicione também neste momento o molho shoyo.

3 – Smoothie de Morango Zero Lactose

Smoothie de Morango Zero Lactose

Ingredientes
1 copo (200 ml) de leite de coco
1 banana média
8 morangos médios limpos
Gelo a gosto

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Dica: para deixar ainda mais cremoso, congele as frutas antes.

4 – Sorvete de frutas tropicais

Sorvete de frutas tropicais

Ingredientes
1 xícara de biomassa de banana verde
2 colheres de sopa de leite de coco light
1 xícara de manga, tangerina e laranja congelados

Modo de preparo
Leve as frutas ao fogo com o leite de coco até criar uma mistura homogênea. Adicione a biomassa e mexa bem. Ela vai ficar aerada. Caso queira um sorvete mais cremoso, adicione mais uma colher de leite de coco. Espere esfriar e leve ao congelador.

5 – Sorvete de chocolate vegano

Sorvete vegano

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de coco
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 colher (chá) de emulsificante

Modo de preparo
Coloque em uma panela em fogo médio, o leite de coco, o açúcar demerara e o cacau em pó. Misture e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, adicione o amido de milho misturado com 3 colheres (de sopa) de água, misture até engrossar e desligue. Assim que o creme estiver frio, cubra/tampe e leve ao freezer por cerca de 4 horas, até ficar bem duro. Retire, espere descongelar por cerca de 10 minutos e quebre em pedaços menores. Coloque em uma batedeira, adicione 1/2 colher (chá) de emulsificante e bata em velocidade rápida por cerca de 10 minutos, até obter um creme mais fofinho. Devolva à vasilha e retorne ao freezer por mais 2 horas antes de servir.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Leia mais >>
Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Leia mais >>
Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Leia mais >>