Quando a tristeza vira depressão?

Quando a tristeza vira depressão?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com o maior número de pessoas com depressão, equivalente a 5,8% da população. A doença tem diversos sintomas como tristeza, culpa, autodesvalorização, falta de energia, cansaço excessivo, insônia e irritabilidade, por exemplo.

Mas, como diferenciar a tristeza de um quadro de depressão? De acordo com o psicólogo André Barbosa, a diferença está na identificação da causa das sensações ruins. “Diferentemente da tristeza por consequência de alguma frustração, que tem uma causa claramente notada. A sensação de vazio, angústia e tristeza sem motivos são sintomas de algo mais complicado como a depressão”, afirma.

Para ele, a melhor forma de lutar contra a depressão é identificar as causas e querer melhorar. “Existem pessoas que estão nessa situação, querem melhorar, mas não fazem nada a respeito. Procurar ajuda de um profissional da saúde mental: psicólogo ou psiquiatra é um importante passo”, explica. Na terapia, o profissional deverá analisar a vida do paciente de forma ampla, entendendo o que é psicológico e o que é resultado de outros fatores: ambientais, fisiológicos, genéticos e sociais. “Tudo isso impacta diretamente na nossa saúde mental”, defende o especialista.

André Barbosa alerta também para a importância do acolhimento das pessoas ao redor para além da terapia. “Tratar alguém que está com depressão como ‘Isso é frescura! Reage menino! Se levanta da cama!’ É o mesmo que pedir para alguém que está com hemorragia que pare de sangrar. É simplesmente ridículo e ofensivo, pois, assim como qualquer outra doença, ninguém escolhe ficar depressivo”.

O psicólogo é autor do livro “Caixinha antidepressão”, que contém técnicas de terapia cognitivo-comportamental para auxiliar a reestruturar pensamentos e regular emoções para melhora do quadro de humor e da saúde mental.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Nutricionista da dicas para alcançar a melhor forma até o fim do ano

Nutricionista da dicas para alcançar a melhor forma até o fim do ano

Leia mais >>
Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Leia mais >>
O que acontece com o cérebro quando você joga videogame demais?

O que acontece com o cérebro quando você joga videogame demais?

Leia mais >>