Procura de mulheres por cursos profissionalizantes cresce quase 15% durante a pandemia

Procura de mulheres por cursos profissionalizantes cresce quase 15% durante a pandemia

A pandemia trouxe à tona o interesse e gerou condições mais adequadas para que mais mulheres pudessem buscar a oportunidade de obter uma educação formal. É o que mostra o relatório socioeconômico do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Em relação ao ano de 2020 houve um aumento de 14,71% entre mulheres inscritas, um recorde em presença feminina que se manifestou também de uma forma acentuada gerando crescimento no número de inscritas inclusive em alguns cursos na área de Tecnologia, como Gestão da TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No primeiro semestre de 2020, apenas 33,12% das vagas foram preenchidas por mulheres, enquanto em 2021 o índice subiu para 47,83%, um aumento significativo. A educação presencial é tida como um obstáculo àquelas que acumulam vários turnos de funções, como filhos, casa e trabalho. “Com a pandemia os cursos na formatação online serviram como um facilitador para a procura e a chance dessas mulheres em terem mais alternativas no mercado”, ressalta o professor Francisco Borges, consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelo levantamento.

“Sabemos que a mulher tem grande sobrecarga de afazeres e mais dificuldades no mercado de trabalho. Após avaliarmos esses dados, percebemos que a procura se deve ao fato de que elas estão buscando alternativas na educação para aumentarem a sua chance de empregabilidade”, completa.

Ainda segundo o especialista da Fundação de Apoio à Tecnologia, esse levantamento é importante para mostrar também a mudança no perfil dos interessados nos cursos, uma vez que existe a crescente demanda no ensino remoto ou híbrido. “Estudar é importante e manter um planejamento na formatação das aulas, visto a necessidade da população, é imperativo. Investir no planejamento para cursos EaD supriria a necessidade de algumas pessoas, principalmente mulheres, no acesso à Educação. Acredito que estes índices sejam de extrema relevância às políticas públicas de gestão na área”, explica.

Educação e trabalho

A educação à distância, em tempos de pandemia, tornou-se uma ferramenta eficaz. “Adotamos aulas síncronas remotas e mantivemos nossos cursos de Recursos Humanos e Administração na Fundação. Para minha alegria, uma de nossas alunas foi beneficiada com uma promoção em sua área, justamente porque estava ainda mais capacitada para a função. Isso é gratificante quando pensamos nas dificuldades deste momento”, conclui Borges.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

PARANAENSES SE CLASSIFICAM PARA COMPETIÇÃO NACIONAL DE BATALHA DE RIMAS

PARANAENSES SE CLASSIFICAM PARA COMPETIÇÃO NACIONAL DE BATALHA DE RIMAS

Leia mais >>
Enem 2021: Faltam dez dias para a abertura das inscrições

Enem 2021: Faltam dez dias para a abertura das inscrições

Leia mais >>
SESA DISTRIBUI 1,6 MILHÃO DE INSUMOS PARA VACINAÇÃO NO PARANÁ

SESA DISTRIBUI 1,6 MILHÃO DE INSUMOS PARA VACINAÇÃO NO PARANÁ

Leia mais >>