Iniciativa do SD Huesca: a forma única de celebrar a cultura e identidade de cada oponente através da braçadeira de capitão

Iniciativa do SD Huesca: a forma única de celebrar a cultura e identidade de cada oponente através da braçadeira de capitão

As braçadeiras de capitão usadas no futebol espanhol são muito coloridas e variadas. Não há uma braçadeira homogênea com a marca da liga que todos os capitães devam usar. Em vez disso, cada clube pode vestir algo que signifique alguma coisa ou algum feito especial, talvez com um design baseado nas cores do clube ou na bandeira regional.

Os capitães do SD Huesca, no entanto, usam braçadeiras genuinamente exclusivas. Numa iniciativa iniciada na temporada passada – época em que se sagrou campeã da LaLiga SmartBank pela primeira vez na história – e que deu continuidade na atual, as suas braçadeiras mudam a cada jogo fora de casa como uma forma de homenagear o clube adversário.

Em colaboração com uma agência de design gráfico com sede em Huesca, o clube criou braçadeiras que refletem a cultura e a identidade de cada um dos 19 clubes que enfrentaram durante a temporada 2020/2021.

Para o confronto de ontem – segunda-feira (15) – contra o FC Barcelona, por exemplo, o clube conjurou uma braçadeira muito especial, incorporando elementos de homenagem a Johan Cruyff; a academia La Masía (base do clube catalão); a cruz e a bandeira de São Jorge (um escudo que ambos os clubes compartilham); os famosos azulejos em estilo mosaico de Antoni Gaudi; os famosos ladrilhos das ruas Panot da capital catalã; A vitória do Barça na Taça dos Campeões Europeus em Wembley em 1992 e a equipe da vitoriosa temporada 2008/2009.

Além, é claro, da presença de uma cabra – em referência ao ‘Maior de Todos os Tempos’ (a sigla GOAT, que junta também significa ‘Cabra’ em inglês), para o argentino Lionel Messi!

Braçadeiras de capitão

A viagem ao Camp Nou pode ser a mais recente, mas definitivamente não é o único exemplo da criatividade do clube. A viagem de Huesca para enfrentar o atual campeão Real Madrid em outubro viu o capitão Jorge Pulido (foto abaixo) usar uma braçadeira em homenagem à lenda de Los Blancos, Alfredo Di Stefano, com flechas elegantes em referência ao seu apelido: la saeta rubia – a “Flecha Loira”.

Para o seu dia fora de casa, diante do Athletic Club, a braçadeira apresentava a fachada do icônico estádio San Mames do lado basco; enquanto sua viagem para o rival local do clube vermelho, a Real Sociedad, foi projetada em torno das famosas grades do calçadão à beira-mar que correm ao longo da orla de San Sebastian.

Outros designs criativos incluem um colorido de azulejo de cerâmica para a visita ao Villarreal CF (cuja província natal produz grande parte da cerâmica da Espanha e da Europa); um padrão geométrico encantador que imita os desenhos encontrados dentro do Palácio de Alhambra em Granada; um design baseado em morcego para a visita do início da temporada ao Valencia CF (o morcego apresenta características tradicionais do brasão da cidade); e um estilo que homenageia os designs florais que adornam o piso da Plaza del Castillo de Pamplona em frente ao CA Osasuna .

“Podemos ser rivais em campo, mas também é necessário estabelecer ligações entre as cidades”, explicou a diretora de comunicação da SD Huesca, Jara Echeverría, ao jornal espanhol El País na temporada passada, quando a iniciativa começou. “O futebol é a melhor forma de promover a beleza de nossas regiões”.

Capitão com sua braçadeira

Com a Espanha composta por 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas, é um país diverso com muitas culturas e tradições diferentes e esta iniciativa de Huesca tem sido uma forma única e divertida de celebrar isso. Os diretores dos outros 19 clubes da primeira divisão da LaLiga também adoraram este projeto – o clube produziu uma segunda cópia da braçadeira de cada capitão para presenteá-los em cada viagem.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Leia mais >>
Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Leia mais >>
Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Leia mais >>