“Como ganhar dinheiro” é o desejo mais buscado pelos brasileiros no Google

“Como ganhar dinheiro” é o desejo mais buscado pelos brasileiros no Google

O mundo em pandemia fez o mundo reconsiderar seus desejos de ano novo para metas que combinassem mais com o momento que estamos passando, como “como ganhar dinheiro”. A Semrush, líder global em marketing digital, realizou um levantamento para entender o padrão de comportamento dos brasileiros que precisaram ficar mais em casa, sem poder viajar para outros países, ou até mesmo para a praia, e encararam mudanças nos comportamentos empregatícios. O desejo mais pesquisado no Google com 78,8 mil menções foi “como ganhar dinheiro” para complementar a renda durante o ano em que batemos recordes de desemprego no Brasil.

Buscas na pandemia

Com os quilinhos a mais ganhos durante a pandemia, o segundo lugar ficou com “como emagrecer” com um total de 48 mil buscas. O terceiro lugar ficou com “como ficar rico” com um número absoluto de 24,5 mil. Seguido de “como ganhar na mega sena” que somou em média 21 mil acessos, tendo o pico em maio de 2019, em que um apostador levou sozinho o prêmio de quase R$290 milhões.

“Como engordar” ocupa a quinta posição com um total de 18,4 mil buscas, seguido de “como parar de fumar” com um número absoluto de 14,7 mil. O sétimo lugar ficou com “como ser feliz”, com 12,2 mil buscas, com um pico em novembro de 2020, com a aproximação das festas de final de ano.

A situação financeira das famílias brasileiras foi o tema das três últimas questões mais perguntadas no Google em 2020, o oitavo lugar ficou com “como juntar dinheiro”, com 9,7 mil buscas; seguido de “como investir” com a busca absoluta de 6,7 mil pensando em fazer o dinheiro render, e por fim “como guardar dinheiro” com 6,3 mil buscas. Segundo Fernando Angulo, Head of Communications da Semrush, esse comportamento é um reflexo direto do ano da pandemia. “O aumento considerável da preocupação com dinheiro é uma consequência das mudanças advindas da pandemia de Covid-19 que mudaram a perspectiva do Brasileiro. Encontrar formas de guardar dinheiro como investimento, poupança, passaram a ser uma prioridade nas famílias. Disseminar conteúdo de qualidade sobre o assunto pode fazer com que isso se torne um hábito cada vez mais comum para os brasileiros”, completa.

Confira o ranking completo:

1. Como ganhar dinheiro: 78,8 mil
2. Como emagrecer: 48 mil
3. Como ficar rico: 24,5 mil
4. Como ganhar na mega sena: 21 mil
5. Como engordar: 18,4 mil
6. Como parar de fumar: 14,7 mil
7. Como ser feliz: 12,2 mil
8. Como juntar dinheiro: 12,7 mil
9. Como investir: 6,7 mil
10. Como guardar dinheiro: 6,3 mil

*média mensal de buscas no Google de janeiro de 2019 a novembro de 2020 no Brasil

O comparativo mostrado no estudo engloba os anos de 2019 e 2020, mostrando qual o comportamento de desejos que os brasileiros mais tiveram nesses dois anos, que foram muito diferentes entre eles. O maior crescimento percentual de busca na comparação foi por “como ser promovido” com 510% , seguido de “como começar a fazer exercícios” com 103% e em terceiro lugar ficou “como ficar rico” com 77,7%.
Esse ano trouxe um interesse mais significativo dos brasileiros em investir seu dinheiro. Assunto ainda pouco difundido para a população, o aumento da curiosidade em “como começar a investir” foi de 68%. A pandemia também mudou as relações do aluno-professor, trazendo uma adaptação para o mundo do Ensino À Distância, e muitos perguntaram “como fazer curso ead” com um aumento de 55% e “como fazer curso online” com o aumento de 44,6%.

Algumas pessoas ainda passaram por uma mudança de casa durante esse período, e o aumento da curiosidade por “como trocar de casa” aumentou 41%. O ranking ainda é composto por “como trocar de carreira” com 36%“como montar um escritório” com um aumento de 35%, em tempos de trocar o escritório da empresa pelo home office. E por fim, o aumento de 33% para “como ganhar mais”.

Confira o ranking completo:

1. Como ser promovido: 510%
2. Como começar a fazer exercícios: 103%
3. Como ficar rico: 77,7%
4. Como começar a investir: 68%
5. Como fazer curso ead: 55%
6. Como fazer curso online: 44,6%
7. Como trocar de casa: 41%
8. Como trocar de carreira: 36%
9. Como montar um escritório: 35%
10. Como ganhar mais: 33%

*média mensal de buscas no Google de janeiro de 2019 a novembro de 2020 no Brasil

Desejos em queda

O levantamento ainda comparou o que foi menos buscado nos anos comparados, e a principal perda de interesse foi com relação a “como começar a fazer terapia”, que perdeu 49% em comparação. Seguido de “como pagar dívidas”, que apresentou queda de 32% no interesse, e apesar de ainda ser muito buscado, os brasileiros pesquisaram 29%“como ganhar na mega sena”. A busca por “como encontrar um emprego” diminuiu em 26% com relação a 2019 e “como guardar dinheiro para viajar” teve queda de 25%.

O ranking ainda é composto por “como mudar de emprego” que teve uma diminuição de mais de 18%“como encontrar namorado” com uma queda de 17% e “como conseguir um novo emprego” com menos 14% do interesse dos brasileiros. E em nono lugar ficou “como planejar um casamento” com uma queda de 8% no interesse, finalizando com a diminuição de 8% em “como trocar de carro”. “É interessante observar esses comportamentos do usuário pois refletem diretamente os seus desejos e necessidades nesses períodos. E quem antes se adaptar a essa procura, terá melhores resultados em seus negócios e, principalmente, melhor atenderá e ajudará essas pessoas em como ganhar dinheiro”, avalia Erich Casagrande, gerente de marketing Brasil da Semrush.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Vilões no prato: nutricionista e educadora física Dani Borges revela quais alimentos fazem muito mal à saúde

Leia mais >>
Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Internet deixa alunos menos inteligentes segundo neurocientista e psicanalista

Leia mais >>
Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Aulas presenciais: retomada da rotina deve ser feita com cuidados mentais, revela neuropsicopedagoga

Leia mais >>